Política de Responsabilidade Sócio Empresarial

Objetivo

Anunciar o engajamento da Esmaltec S.A. com as medidas de Responsabilidade Sócio Empresarial que visam o desenvolvimento social, ambiental e econômico da comunidade em que vivemos. 

Abrangência

Esta política aplica-se a Esmaltec S.A., uma empresa do Grupo Edson Queiroz, e seus princípios podem ser usados como orientação e incentivo aos nossos fornecedores e parceiros.

Definições

RSE: Responsabilidade Sócio Empresarial

ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Propósito

A Esmaltec S.A. assume a sua responsabilidade de cuidar do mundo em que vivemos e para isso:

  • Norteia seu sistema de gestão empresarial pautado na ética, respeito, transparência, coerência e compromisso com suas partes interessadas (clientes, consumidores, acionistas, fornecedores, colaboradores, organismos regulamentadores e sociedade);
  • Age visando contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, ao mesmo tempo respeitando as diferenças entre os seres humanos;
  • Contribui para termos um meio ambiente melhor para se viver e com isso construir um mundo sustentável e bom para todos;
  • Apoia e participa das comunidades vizinhas de suas unidades, de modo a ajudar no desenvolvimento sustentável e participativo;
  • Promove iniciativas próprias e coletivas, baseadas nos objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS.

Investimentos

Os investimentos para as ações de RSE podem ser obtidos com recursos próprios e/ou parcerias com:

  • Outras empresas do Grupo Edson Queiroz;
  • Empresas parceiras;
  • Fornecedores;
  • Organismos governamentais;
  • Sociedade em geral

Investimentos estes visando a criação de projetos e programas que incentivem o voluntariado, saúde e segurança, qualidade de vida e bem estar e meio ambiente.

Recursos

Os recursos disponíveis podem ser aplicados de forma direta nos projetos e/ou programas ou através de incentivos fiscais, assim como o uso de doação de eletrodomésticos comercializados pela Esmaltec aprovados pela diretoria ou recebidos de outras instituições.

Compromissos

Através desta política, a Esmaltec assume como compromissos:

  • Promover o desenvolvimento sustentável;
  • Garantir boas práticas trabalhistas;
  • Agir com ética;
  • Repudiar qualquer tipo de discriminação;
  • Combater o trabalho infantil;
  • Fomentar o voluntariado;
  • Realizar boas práticas sociais;
  • Apoiar a representação sindical;
  • Combater a corrupção.

Referências

Instituto Ethos: www1.ethos.org.br/

Nações Unidas – ODS: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

POL.APO.0001 – POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO ESMALTEC

Marcelo Campos Alencar Pinto – Diretor Superintendente da Esmaltec

Assumimos o propósito de cuidar do mundo em que vivemos e para isso promovemos ações em benefício da Nossa Gente! 

Nossos colaboradores

Acreditamos que através do desenvolvimento humano conseguiremos juntos superar os resultados positivos conquistados a cada ano. 

Sociedade 

É parte da nossa estratégia contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, ao mesmo tempo respeitando as diferenças entre os seres humanos, apoiando no desenvolvimento sustentável e participativo. A seguir, nossas boas práticas sociais.

Capacetes Hiperbáricos (Elmo)

A Esmaltec, realiza a doação de 300 Elmos  para a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) para auxiliar a rede de saúde no combate à pandemia do coronavírus.

Componentes para Protetores Faciais

Com o propósito de contribuir no combate ao avanço da pandemia do coronavírus, a Esmaltec, passou a utilizar a mesma tecnologia de componentes de seus produtos para a fabricação de peças para 30 mil protetores faciais em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai/CE).  Os protetores foram doados aos profissionais de saúde da rede pública estadual. 

Álcool em Gel

A Esmaltec, realiza a doação de 6000 garrafas de álcool em gel para famílias em situação de vulnerabilidade social em Maracanaú. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria de Assistência Social do Município.

Programa Educação Básica

O Programa tem parceria com o SESI Ceará e visa a elevação da escolaridade dos colaboradores por meio da conclusão do Ensino Médio. A Consultoria Interna de Recursos Humanos (CIRH) estimula a participação, acompanha e promove uma formatura a cada ano. Um total de 203 colaboradores se formaram no Programa, que teve início em 2011, na filial Maracanaú (CE).

Espaço do Conhecimento

O espaço do Conhecimento da Esmaltec tem como objetivo fomentar a leitura e a disseminação do conhecimento na empresa, bem como, ser um espaço que possibilite a troca de experiências, reflexões e debates. Atualmente o espaço conta com mais de 1.400 exemplares para empréstimo e com um computador com acesso à internet onde os colaboradores podem utilizar em seus intervalos para a realização de pesquisas, cursos e acesso à academia GEQ. No Espaço do Conhecimento, contamos também com o acervo da Biblioteca Itinerante do SESI com diversos livros de diversos gêneros, disponibilizados para o trabalhador da indústria, renovados há cada 3 meses.

Programa +Green

Programa de voluntariado socioambiental que realiza ações na comunidade do entorno da unidade fabril, em Maracanaú (CE), levando educação ambiental para crianças e jovens de escolas públicas da região, ensino da Língua Brasileira de Sinais e workshops de educação financeira. O grupo nasceu em maio de 2019 e tem cerca de 52 colaboradores voluntários, e já atendeu 400 pessoas da comunidade (sendo a maioria formada por crianças e adolescentes) oferecendo educação ambiental. O programa  também ofereceu treinamento em libras e educação financeira para 150 colaboradores, e treinamento em educação ambiental em libras para 22 funcionários (PCDs auditivos).

Horta Comunitária

O projeto implantou na Escola Municipal de Maracanaú Edson Queiroz uma horta comunitária com variados tipos de verduras e plantas medicinais. A horta fica aos cuidados dos pais, filhos (alunos) e funcionários da própria instituição com objetivo de estimular a importância do cuidado com o meio ambiente e seus benefícios. As áreas de Gestão Ambiental, Serviço Social e Jardinagem da Esmaltec realizam o projeto juntamente com as escolas contempladas.

A Esmaltec entende que a preservação do meio ambiente está relacionada com a utilização dos recursos naturais de forma responsável e consciente de modo a causar o menor impacto possível.

O respeito ao meio ambiente começa com o desenvolvimento de nossos produtos, projetados para prover soluções acessíveis e confiáveis para o bem-estar de nossos clientes. Quanto ao consumo energético, alguns produtos Esmaltec possuem selo PROCEL com classificação ‘A’ na Etiqueta ENCE. Esse selo tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia, contribuindo para o consumo sustentável de energia e economia financeira.

O nosso objetivo é melhorar continuamente nossa relação com o meio ambiente por meio das melhores práticas ambientais, uso de processos ecológicos e da conscientização de nossas partes interessadas (clientes, consumidores, acionistas, fornecedores, colaboradores e sociedade).

Por meio do guia do usuário de cada produto disponibilizamos informações de cuidados com o meio ambiente. Em nossos produtos utilizamos gases refrigerantes que possuem baixo potencial de aquecimento global. O material da embalagem dos produtos é reciclável, e sugerimos enviá-las às companhias de reciclagem.

As ações internas de preservação ao meio ambiente incluem metas de redução de consumo de água, energia e geração de resíduos. 

Relatório de Gestão Esmaltec 2019 – 2020

Conheça nosso relatório elaborado de acordo com os padrões da Global Reporting Initiative (GRI) e alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trazemos detalhes das principais ações desenvolvidas neste período, buscando demonstrar nosso comprometimento com os aspectos ambientais e sociais, além de apresentar melhor a Esmaltec para as nossas partes interessadas: Clientes, consumidores, acionistas, fornecedores, colaboradores, organismos regulamentadores e sociedade.

Baixe o Relatório de Gestão