15 receitas de produtos de limpeza ecológicos para fazer em casa

Que tal reduzir seu impacto no planeta fazendo seus próprios produtos de limpeza? Além de contribuir para a saúde da Mãe Terra, você também fará uma boa economia de dinheiro. Animou? Confira, abaixo, algumas receitas e veja a diferença no fim do mês!

 1. SABÃO LÍQUIDO PARA LAVAR LOUÇA

– 2 litros de água;
– 1 sabão caseiro ralado;
– 1 colher de óleo de rícino;
– 1 colher de açúcar.
Ferva todos os ingredientes até dissolver e engarrafe.

2. DETERGENTE ECOLÓGICO

– 1 pedaço de sabão de coco neutro;
– 2 limões;
– 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável).

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de detergente (que limpa, não polui e cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado).

3. DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO

– Água;
– vinagre;
– Amônia líquida (amoníaco);
– Bicarbonato de sódio e ácido bórico.

Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiúsos convencionais. Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

4. DESINFETANTE PARA BANHEIRO

– 1 litro de álcool (de preferência 70º);
– 4 litros de água;
– 1 sabão caseiro;
– folhas de eucalipto.

Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por dois dias. Ferva 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Junte a água e a essência de eucalipto e engarrafe.

5. AMACIANTE DE ROUPAS

– 5 litros de água;
– 4 colheres de glicerina;
– 1 sabonete ralado;
– 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.

Ferva 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescente mais 4 litros de água fria, junto com a glicerina e o Leite de Rosas. Mexa bem até misturar e depois engarrafe.

6. LIMPADOR DE VIDROS

Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

7. LIMPADOR DE JANELAS

Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

8. LIMPADOR DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

Para manter esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida, passe um pano macio ou flanela. O método também pode ser usado para limpar janelas.

9. LIMPADOR E DESODORIZADOR DE CARPETES E TAPETES

Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando o carpete com bicarbonato e aspirando logo em seguida.

10. AMACIANTE DE ROUPAS

Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágue.

11. LIMPADOR DE BANHEIRO

Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

12. LIMPADOR DE FORNO

Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

13. PARA LIMPAR FORMAS E TABULEIROS QUEIMADOS

Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

14. LIMPADOR PARA PISOS DE CERÂMICA

Misture, no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.

15. DESODORANTE DE AMBIENTES

Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

 

POSIÇÕES RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO